Quinta-Feira, 21 de junho de 2018 Nossa história      

Notícias

Socialização da Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os profissionais de educação do município de Itaueira Piaui.

A Prefeitura de Itaueira por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu neste dia 24 de Maio de 2018, na Escola Municipal Mercês Avelino um encontro com os gestores e especialistas das escolas municipais, estaduais e privadas, para apresentação da Base Nacional Comum Curricular .

A Prefeitura de Itaueira por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu neste dia 24 de Maio de 2018, na Escola Municipal Mercês Avelino um encontro com os gestores e especialistas das escolas municipais, estaduais e privadas, para apresentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que estabelece diretrizes para a educação básica (ensino infantil e fundamental) em todas as escolas do país.

Além de explicar a importância da Base para o pleno desenvolvimento do conhecimento e de habilidades dos estudantes, a reunião buscou também orientar os gestores, professores e sociedade sobre as atividades que vão ser implantadas de acordo com a BNCC.

“É de fundamental importância que os profissionais da educação tomem conhecimento de como as propostas devem ser construídas, não apenas em Itaueira, mas em todo o território nacional. É importante que isso aconteça, porque faz parte da BNCC a formação de professores. O documento é referência curricular obrigatória, mas, cabe aos estados e municípios a revisão e adequação dos currículos e propostas pedagógicas. A final, a BNCC é o ponto de partida, não de chegada, mas precisa ser apropriada por toda sociedade, inclusive às famílias que interagem junto às escolas”, disse a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Antonia Saraiva de Sousa.

No Piauí, ao longo deste ano, serão feitos estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular do Piauí ,e assim, definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino. E a Prefeitura Municipal de Itaueira junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou hoje o segundo encontro de formação com os profissionais municipais e escolas estaduais e privadas para o novo currículo a ser aplicado a partir de 2020.

Sobre a Base:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades e espera-se que todos os estudantes adquiram os princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, aumentando os propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Fonte: Jainara Rocha