24 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

A Crise nos Municípios Brasileiros

Em busca de soluções para crise nos municípios, prefeitos realizam audiência com bancada federal

Nesta segunda-feira (23), a Associação Piauiense de Municípios (APPM) promove audiência pública entre os prefeitos e bancada federal do Piauí. O encontro faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem como objetivo a solicitação do auxílio e parcerias, em razão da crise financeira que assola os municípios brasileiros, que dificulta a realização de investimentos e cumprimento da folha de pagamento; dentre outros entraves administrativos.

O presidente da APPM, prefeito Gil Carlos, ressalta aspectos sobre uma das principais urgências dos municípios. “Há a pauta municipalista que foca mudanças na divisão do bolo e garante novas receitas. Por outro lado, vamos concentrar esforços naquilo que pode dar resultado imediato, para auxiliar os municípios a pagarem suas contas até final do ano. E isso depende da gestão do Congresso Nacional para que o presidente Michel Temer autorize o repasse desse auxílio, o AFM – Auxílio Financeiro aos Municípios. E para isso, todas as associações estaduais de prefeitos estão reunindo suas bancadas para aderirem e fazerem gestão junto ao presidente Temer”, justifica.

Diante da situação, Gil Carlos solicita sensibilidade aos parlamentares e convoca os prefeitos para participarem da audiência. “Nós precisamos do apoio da nossa bancada para que se comprometam, junto ao Governo Federal a levar nossas solicitações e nos dar um retorno rápido e eficiente. Para isso, conclamamos os prefeitos do Piauí para que venham e participem do ato, tragam suas pautas, para que assim possamos ter êxito nesse benefício”, afirma.

O ato será marcado por dois momentos. Às 09h ocorrerá a reunião apenas com os prefeitos, onde será elaborada uma pauta, e às 10h os deputados federais piauienses estarão no auditório da instituição para discutir, junto aos gestores, soluções para amenizar o problema da crise nos municípios, que é de abrangência nacional.

Fonte: Ascom appm