29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Banhistas movimentam barragem no final de semana em Itaueira.

Barraqueiros e vendedores ambulantes aproveitaram a movimentação no local para faturar um dinheiro extra.

As chuvas que atingiram Itaueira e região nos últimos dias causaram o aumento no volume de água nos rios que cortam o município. O final de semana, por consequência, foi marcado pela grande movimentação de banhistas na barragem de poços no vale do rio Itaueira, principal ponto turístico do município.

Nesse domingo (25), a maior concentração de pessoas foi registrada na Barragem de Poços, na zona rural, em Itaueira. Os primeiros banhistas chegavam ao local ainda pela manhã. Porém, a tarde reuniu o maior número de pessoas. Barraqueiros e vendedores ambulantes aproveitaram a movimentação no local para faturar um dinheiro extra. 

O Rio Itaueira nasce no município de Guaribas, região sul do Piauí, no limite com o Estado da Bahia, seguindo na direção S-N, com declividade média de 1,7 m/km em um curso de cerca de 250 km. Sua bacia se apresenta bastante alongada, com área de 9.655 km², representando 3,8% da área total do Estado. Na bacia existe somente um posto fluviométrico, apenas com registro de nível. Segundo dados do projeto Áridas, o rio Itaueira apresenta vazão média de 4,90 m³/seg. em sua foz, com valores médios variando entre 0,90 m³/seg. para o período seco e 9,0 m³/seg. para o período úmido.