29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Piauí tem 59 cidades aptas ao cartão reforma

Itaueira e mais 58 cidades estão aptas ao cartão reforma, prazo termina neste domingo dia 19.

O programa Cartão Reforma, do Ministério das Cidades , recebe inscrições até as 24 horas deste domingo (19). Estão aptos para participarem do programa, nesta primeira fase, 1923 municípios brasileiros. No Piauí, são 59 municípios. O secretário nacional do saneamento ambiental, Henrique Pires, alerta para a importância do programa e para que os municípios não percam o prazo. “O o objetivo agora é atingir os municípios em que o déficit habitacional sejam expressivos e as prefeituras interessadas devem iniciar o mais rápido possível o seu cadastro”, afirma.

A adesão e a prestação de contas do programa é totalmente eletrônica, realizada por meio do Sistema de Gestão do Cartão Reforma – SisReforma, disponível no portal www.cartaoreforma.cidades.gov.br. Para realizar o cadastro as prefeituras devem destacar seus representantes legais e o órgão que ficará responsável pela execução do programa no município. “Elas devem preencher o formulário com dados referentes aos polígonos urbanísticos, características das áreas, documentação sobre a situação fundiária e capacidade institucional das prefeituras. No Piauí temos cidades como Gilbués onde 65 famílias, Parnaíba tem 480 e Campo Maior tem 270 famílias com direito a serem beneficiadas”, explica.

O Programa Cartão Reforma possibilitará a famílias com renda mensal de até R$ 2.811,00 a compra de materiais de construção para obras em residências, desde que esta esteja em área regular ou passível de regularização e que o beneficiário seja dono de um único imóvel. Como contrapartida, a execução da mão de obra é de responsabilidade dos beneficiários. As famílias poderão receber crédito de  entre R$ 2 mil e R$ 9 mil de acordo com a renda familiar.

Às famílias beneficiadas, será oferecida assistência técnica para acompanhamento e controle das obras de melhoria. Até 15% do benefício será repassado aos estados, Distrito Federal e municípios para contratarem profissionais da área de construção civil (engenheiros, arquitetos e mestres de obras) e de assistência social para dar suporte aos beneficiários durante a execução da obra. Os gestores públicos serão responsáveis pela coordenação do Programa a nível local.

A melhoria da moradia está diretamente ligada à qualidade de vida da população, além de movimentar a economia nas regiões.  As propostas serão enviadas pelas prefeituras, que ficarão a cargo de selecionarem as áreas, definidas em polígonos geográficos, que poderão receber o benefício. Uma pré-seleção já definiu os municípios que poderão participar da 1ª etapa do Programa e os seus respectivos limites financeiros baseados no déficit habitacional qualitativo. “Dando prioridade aos municípios com maior carência de melhoria habitacional nos seguintes componentes: adensamento excessivo, ausência de banheiro exclusivo e ausência de esgotamento sanitário, apurados pelo IBGE no CENSO 2010”, acrescenta Henrique Pires.

Os cadastros serão avaliados e pontuados de acordo com a situação socioeconômica da família e o grau de necessidade de melhorias das habitações. Terão prioridade famílias com menor renda familiar, com pessoas idosas ou com deficiência; e famílias cujo responsável seja mulher. Famílias interessadas em participar devem se inscrever diretamente na Prefeitura, Governo do Distrito Federal ou Governo Estadual, em sistema eletrônico.

O beneficiário contemplado receberá o Cartão Reforma via Correios na residência cadastrada. Para utilizá-lo, basta comparecer a alguma loja do ramo credenciada no Portal do Programa. O Cartão terá validade de 12 meses.

O valor concedido para utilização do benefício será parcelado e poderá ser utilizado no prazo de 60 dias. As parcelas ficam disponíveis após ser comprovada a correta aplicação dos recursos. Encerrando o prazo, o Cartão expira. “A ideia é atender algo em torno de 85 a 100 mil unidades residenciais”, como explico o ex-ministro Bruno Araújo a época de lançamento do programa.

MUNICÍPIOS DO PIAUI APTOS AO BENEFÍCIO DO CARTÃO REFORMA

1.       AGUA BRANCA