SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

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Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

O que é?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que presta apoio com orientação e acompanhamento as famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, sexual, psicológica entre outras). Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais para consolidar a função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

Requisitos

Qualquer cidadão em situação de vulnerabilidade ou que estejam tendo seus direitos violados, poderá utilizar o serviço

Forma de Atendimento Presencial

O atendimento é realizado na sede do CREAS localizado na rua Francisco Rodrigues, s/n, Alto Sereno I. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada, após agendamento em dias anteriores a data do atendimento, respeitado os casos preferencias na forma da lei.

Regularidade da Oferta

De segunda-feira a sexta-feira das 8:00h às 13:00h.

Formas de Prestação de Serviços

Atendimento Presencial

Informações de Acesso

CREAS

Metodologia Utilizada

Os usuários são atendidos através das seguintes intervenções preconizadas nos manuais de orientações disponibilizados pelo Governo Federal: Acolhida; Escuta; Estudo social; Diagnóstico socioeconômico; Monitoramento e avaliação do serviço; Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; Orientação sociofamiliar; Atendimento psicossocial; Estímulo ao convívio familiar, grupal e social; Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes de apoio.

Locais de prestação do serviço

Sede do CREAS

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Em média 30 min

Entidade/Órgão Responsável

Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Chácara Luara, 110
Setor Responsável:
Horário de Atendimento: 08:00 h às 12:00 h e 14:00 h às 18:00 h

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