29 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Conferência Municipal de Educação é realizada em Itaueira

A Prefeitura Municipal de Itaueira, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nos dias 05 e 06 de dezembro a III Conferência Municipal de Educação.

A Prefeitura Municipal de Itaueira, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nos dias 05 e 06 de dezembro a III Conferência Municipal de Educação cujo tema foi: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE / Plano Municipal de Educação – PME”: monitoramento, avaliação e proposição de politicas para a garantia do direito da educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A III Conferência Municipal de Educação foi realizada sob a coordenação da Secretária de Educação Maria de França Avelino e todos os membros do fórum municipal de educação – FME, cujo objetivo principal foi monitorar e avaliar o cumprimento do PNE e PME, discutir e alterar o documento – base da CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação), a conferência foi dividida em oito eixos com orientação do técnico da secretaria de educação Paulo Sergio Batista, contando com a participação de todos os segmentos da sociedade civil.

Após as Plenárias de Eixos, as propostas aprovadas foram encaminhadas para a Plenária Geral, onde foram escolhidos e eleitos os delegados e suplentes que representarão o município na Conferência Intermunicipal que acontecerá em Floriano.

Em seu discurso, a Secretária de Educação Maria de França Avelino, destacou o evento realizado pela administração municipal. “Fiz questão de participar da Conferência por achar que esse debate é importante porque tudo começa pela educação. “As discussões levantadas aqui vão contribuir enormemente para que tenhamos uma avaliação criteriosa da educação de nossa cidade e contribuir para formação de propostas que tragam melhorias para as políticas públicas que estão sendo implantadas”, ressaltou que a conferência é uma etapa preparatória dos municípios para a Conferência Nacional de Educação 2018-CONAPE, que tem como objetivo promover a consolidação do sistema e planos de educação, monitorar, avaliar e propor políticas públicas de qualidade” destacou.